MOSCOU DESENVOLVERÁ UM SISTEMA BLOCKCHAIN PARA AUMENTAR A TRANSPARÊNCIA NOS SERVIÇOS URBANOS

MOSCOU DESENVOLVERÁ UM SISTEMA BLOCKCHAIN PARA AUMENTAR A TRANSPARÊNCIA NOS SERVIÇOS URBANOS

A capital da Rússia está em busca de um empreiteiro para construir um sistema de blockchain para hospedar os serviços administrativos da cidade.
O Departamento de Tecnologias da Informação de Moscou anunciou um leilão para construir um sistema baseado no Ethereum que hospedará os serviços eletrônicos oferecidos aos cidadãos de lá. O custo estimado de desenvolvimento é declarado como 57 milhões de rublos russos, ou cerca de US$ 860 mil. 
A lista de serviços a serem hospedados na plataforma inclui a emissão de documentos relacionados a proprietários e residentes e a alocação de slots nos mercados de agricultores da cidade. O sistema deve ser baseado em um consenso de prova de autoridade e ter uma capacidade máxima de 1,5 milhão de espectadores simultâneos.
Espera-se que a elaboração da plataforma leve 60 dias, uma vez que o empreiteiro tenha sido escolhido e o contrato assinado, de acordo com os termos. O Departamento de TI disse que a pretensão é aumentar a confiança do público nos serviços eletrônicos de Moscou, com mais transparência através do uso da blockchain.
A plataforma também será integrada a outros experimentos de tecnologia descentralizada atualmente realizados pela prefeitura de Moscou, incluindo um recurso de votação apelidado de "Active Citizen", que permite que os residentes da capital russa expressem suas preferências em questões como locais para novas ciclovias e decorações de ruas ou classificação de eventos do centro urbano.
A cidade vem testando o Active Citizen desde 2017. Há também um plano para permitir que vários distritos votem eletronicamente durante as eleições legislativas do outono, também usando a tecnologia blockchain, de acordo com um anúncio oficial. A opção estará disponível para aproximadamente 6% dos eleitores.
Além destes citados anteriormente, também foi lançado no ano passado um sistema para atribuição de vagas de agricultores da cidade sob a blockchain do Ethereum. Mais de 2.700 stands comerciais estão em disputa durante a temporada de mercado de abril a novembro, e cerca de 20.000 pessoas costumam concorrer.