
B
art Smith, que é o chefe de ativos digitais da Susquehanna, apareceu na Squawk Box da CNBC na quinta-feira, e ele foi solicitado a explicar a alta repentina do preço do bitcoin no último mês.
Deve-se notar que a Adamant Capital divulgou um relatório que afirmava que era um bom momento para comprar bitcoin novamente e a Delphi Digital divulgou um relatório que indicava que “a parte de baixo estava em” logo antes do preço mais recente.
"Há muitos drivers para o preço do bitcoin", disse Smith durante sua aparição na Squawk Box. “Há impulsionadores geopolíticos, há tecnologia, e há regulamentação para atender à demanda dos investidores. Então, é difícil isolar qualquer fator ”.
Tendo dito isso, Smith explicou três temas chaves comuns encontrados entre aqueles que têm sido otimistas em bitcoin ao longo do último mês ou mais durante a entrevista.
1. guerra comercial da China e dos EUA
O primeiro fator levantado por Smith foi a guerra comercial em curso entre a China e os Estados Unidos.
"O efeito líquido da guerra comercial com a China e os EUA é que o yuan [chinês] está atingindo uma baixa de seis meses", disse Smith. “Grande parte do aumento do bitcoin em 2017 veio da Ásia - países como a Coreia e a China, que têm controles de capital e, na opinião de muitas pessoas, [desvalorizam suas moedas]. E, portanto, o bitcoin era uma cobertura ou apenas uma maneira direta de obter capital fora desse país ”.
Para o ponto de vista de Smith, o bitcoin foi negociado a preços muito mais altos nas bolsas coreanas durante 2017 devido às restrições financeiras que dificultaram o aproveitamento de oportunidades de arbitragem baseadas em diferenças de preço encontradas em bolsas de valores de outros países. Esse preço mais alto de bitcoin nas bolsas coreanas acabou se tornando conhecido como o " prêmio kimchi ".
2. Consenso 2019
O segundo fator levantado por Smith tinha a ver com a recente conferência de consenso em Nova York.
"Houve uma conferência Bitcoin em Nova York chamada consenso", disse Smith. "É uma conferência muito grande, e acho que, indo para esse fim de semana, o preço passou de US $ 6.000 para US $ 8.000."
Smith acrescentou que uma das principais áreas de interesse durante a conferência foram os próximos lançamentos de plataformas reguladas de ativos digitais, como a Bakkt, da NYSE, a Fidelity Digital Assets e a ErisX finalmente chegando ao mercado.
Outro anúncio que recebeu muita atenção na época da conferência do Consenso foi a “aceitação” do bitcoin e outras criptomoedas da Starbucks e da Whole Foods. No entanto, a forma como essa solução de pagamento foi implementada desativou muitos usuários de bitcoin .
3. Corretoras oferecendo bitcoin a clientes de varejo em 2019
De acordo com Smith, o terceiro fator por trás do recente aumento no preço do bitcoin é talvez o mais importante.
"Realmente, o grande problema é que há uma tremenda quantidade de otimismo sobre as corretoras norte-americanas, especialmente corretoras on-line, oferecendo bitcoins para clientes de varejo em 2019", disse Smith. "Enquanto ninguém saiu e disse isso abertamente, há muita conversa sobre isso, e eu acho que as pessoas estão comprando o bitcoin à frente da nova demanda dos investidores".
Em abril, um indivíduo que pediu para permanecer anônimo disse àBloomberg E * Trade que seus clientes trocam bitcoin e éter.
Pediram a Smith que fizesse algumas perguntas durante a aparição no Squawk Box, mas ele esclareceu que não tem um cachorro nesta corrida.
"Eu não sou um evangelista de bitcoin, então não é meu trabalho converter os inconversos", disse Smith. “E eu não estou necessariamente torcendo por nada. Eu sou um criador de mercado. Eu forneço liquidez. . . Eu não estou fazendo um prognóstico de preço. Estou simplesmente apontando que há muito otimismo das pessoas dentro da comunidade de bitcoin sobre coisas que aconteceram nos últimos meses, e acho que isso se reflete no preço. ”
Smith acrescentou que aqueles que acham que o bitcoin não tem qualquer valor estão livres para encurtar o ativo digital.
Embora o bitcoin tenha crescido ultimamente, é importante lembrar que ainda há muito trabalho para desenvolvedores e usuários fazerem nas áreas de descentralização e privacidade.